O projeto faz parte do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo realizado pela orientanda Rafaella Karine Lemes.
O projeto é dirigido para a realização de dois produtos educativos, físicos e virtuais, denominados “Jogos nos trilhos do café” e “Infografia do Café”. Além disso, faz se um estudo qualitativo da abordagem linguística da produção do café, através da circulação específica dos textos de embalagens de café, sites de empresas e estudo histórico que serviu como plataforma de investigação para o aprimoramento das cartas do jogo.
Estes produtos são resultados de pesquisa acadêmica, na área da Ciência da Informação, concernentes á aplicação de conceitos da percepção da informação da história do Café, presentes nas dimensões físicas e virtuais, e dirigidas à Educação.
A base de pesquisa foi a organização de dados de simbologia dos fatos históricos de instalações das linhas férreas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo, com o jogo educativo traz-se ao público, noções globais, territoriais, regionais e culturais acerca da história do café.