A Infografia virtual, refere-se ao estudo da origem do Café, remontada em territórios, regiões e localidades, em formato global de rotas terrestres e marítimas do Café, desde 575 a.C até 1800. A pesquisa desenvolvida foi derivada em síntese (infográfica) e é destinada a disponibilizar amplamente os conteúdos pesquisados por meio digital. Consideram-se as representações sociais singulares e plurais dos contextos culturais dos países focados na trajetória desse estudo.
Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of the University of São
Paulo
TABLE 1. Elements of strategy and
composition: Board Project
Final
objectives: Educational formation through didactic game
Collective
experience of students of both public and private schools
Ages between 5-12 years
Main
concepts:
Spatiality:
Territories-Regions-Local
Farms, fields, machine house,
warehouse, colony
Station, railway and Ship
Santos City Port
Economy
Production Agriculture and the
history of coffee / Driving force /
Social classes relationship within
the coffee production
Coffee Processes: Plantation,
Production and Processing, Bagging, transportation
Market
Coffee consumption
Trajectories
in the game
Paths or circuits of the game characters, characters from coffee’s
history
Location design, transportation and difficulties
Starting point: Farms. Arrival: Santos City Port
Driving force: water, human mechanics and electricity
Transportation: Mowing, wagons and trains and ship
Climatic Adversities
Investment and bank credit
Production – quantity – quality
Realiza-se,na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, a Feira das Profissões de 2019, sob coordenação da Comissão de Cultura e Extensão e, com isso, há demanda que descrevo no blog acadêmico relativo ao produto educativo desenvolvido parte no Universidade do Porto, sob orientação do Prof. Armando Malheiro da Silva
O jogo sobre a História do Café, baseado no Code Monkey, ocorre no ano de 1900. A ação ocorre em quatro fazendas e três personagens: o fazendeiro e dois trabalhadores livres. O objetivo é chegar ao porto de Santos. As dificuldades enfrentadas são relativas à economia, ao clima, à produção e ao incentivo governamental. As facilidades são surpreendentes!
O jogo foi desenvolvido com apoio da Escola do Inventor, Arinara Ornaghi, bolsista PUB da BCI da FFCLRP e setor do Audiovisual da FFCLRP.
Possui graduação em sociologia e política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1981), Especialização em Patrimônio Cultural FAU-USP-FUPAM (1990), mestrado em Ciência da Informação e Documentação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente realizou pós-doutoramento na Universidade do Porto, Portugal (2014-2015). É professora doutora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - DEDIC- BCID. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Teoria da Informação, Organização da Informação e Mediação da Informação atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, museologia e ciência da informação. Avaliação, Pareceres Ad Hoc e Titular no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP); Membro Titular da Comissão de Cultura e Extensão (CCEX) e Membro Suplente Conselho do DEDIC (2018) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - DEDIC- CID, da Universidade de São Paulo (Fonte: Currículo Lattes). Pesquisas realizadas entre 2014-2017: dos documentos selecionados no Arquivo do Estado de São Paulo, Brasil; no Arquivo Municipal do Porto, Portugal; e no Arquivo Otomano, Istanbul, Turquia.
Ver todos os posts por silvia maria do espirito santo