Araraquara, Ribeirão Preto e Sertãozinho participam simultaneamente do dia internacional dos museus em 18 de maio de 2019.
Projeto ‘Fachadas do Tempo e Acervos Históricos’ acontece em rede intercidades para museus, arquivos e bibliotecas no interior de São Paulo e visa destacar instituições na projeção do passado em parceria com a FFCLRP da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, Bolsa Unificada da Pró-Reitoria de Extensão, Centro Municipal de Memória de Sertãozinho, Abatur de Jornal da Vila e TV Record
Araraquara
Em Araraquara, como dito, temos a Lei Municipal – Semana dos Museus – em decorrência do projeto Fachadas do tempo, ao Dia Internacional dos Museus, com ações agregadas, na coordenação de Théo Bratfisch
Para 2019, nosso tema será Dinossauros, ainda que temos o MAPA Museu Arqueologia e Paleontologia
https://www.facebook.com/MAPA-Museu-de-Arqueologia-e-Paleontologia-de-Araraquara-424335281026295/
Na fachada do Museu Voluntários da Pátria será projetado filme lúdico em 3D com dinossauros, como sonorização ambiente dos ruídos dos bichos, além de instalações das pegadas dos dinossauros e situações inéditas propostas pelos museus e por Theo.
Será afixado placa de homenagem ao Prefeito Lafayte que colocou o chafariz na praça do Museu Voluntários da Pátria e agora o monumento está em frente o museu.
Preservação de pegadas de dinossauros vira lei em Araraquara
Segundo levantamento da UFSCar, Araraquara tem mais de mil pegadas de dinossauros cadastradas
Araraquara aprova lei para preservar pegadas de dinossauros
Pesquisador que encontrou pegadas de dinossauros em Araraquara retorna à cidade
Calçadas de Araraquara contêm pegadas fossilizadas de dinossauros
Sertãozinho
Em Sertãozinho. A programação está em elaboração e será divulgada brevemente. Envolvem-se Centro Municipal de Memória, Bibliotecas Públicas e Museu Histórico, na coordenação de Leandro Aprile
Ribeirão Preto
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, através da Bolsa PUB, em parceria com o Jornal da Vila, Fernando Braga, tem em sua equipe formada com os seguintes membros: Profa. Dra. Silvia Maria do Espírito Santo (BCI-DEDIC) (coordenação), o Prof. Dr. Luciano Bachmann (Física), Romário Pereira (bolsista BCI), Adriana Gastaldi (aluna BCI), com apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Câmara Municipal, realizará o evento no quarteirão do Lar Santana, Rua Conselheiro Dantas, n. 984, Vila Tibério.
A proposta, a ser desenvolvida, envolverá a comunidade da vila com histórias, projeções de fotografias familiares, com cópias simultâneas aos visitantes que oferecerem suas imagens.
Os eventos simultâneos nas três cidades ocorrerão a partir das 19 h do dia 18 de maio de 2019.